terça-feira, 1 de dezembro de 2009

troller

Modelo é o primeiro fabricado com o ‘know-how’ da Ford.Novos faróis e acabamento melhor são principais novidades.Dois anos depois de comprar a fábrica cearense Troller, a Ford apresenta o primeiro jipe fruto desse negócio. O nome continua o mesmo, Troller T4, mas o design foi ligeiramente modificado, principalmente o dos faróis, que agora são redondos. Já o acabamento, ficou bem melhor. O carro começa a ser vendido em dezembro e, segundo a montadora, com um preço abaixo dos R$ 90 mil (o atual é vendido por R$ 85 mil). O G1 andou no jipe em uma pequena pista off-road montada em Atibaia, interior de São Paulo.Referência entre os “trilheiros de plantão”, o Troller não tem concorrente direto no mercado brasileiro. O que mais se aproxima, em características mecânicas (motor diesel e câmbio com reduzida), é o Land Rover Defender 90, que chegou a ser nacional, mas atualmente só chega como importado (R$ 140 mil). Outra “lenda” das trilhas, e também importado, é o Jeep Wrangler (R$ 105 mil), mais próximo no preço, porém, com motor V6 a gasolina. O Mitsubishi TR4 (R$ 65,5 mil) e o Chevrolet Tracker (R$ 65,5 mil), ambos a gasolina, são os outros modelos que disputam, e dominam, o segmento 4×4 no Brasil. O TAC Stark, apresentado no Salão do Automóvel, é o que mais se aproxima do Troller, pois tem fabricação nacional e motor a diesel, mas só deverá estar à venda em 2009.A melhora no acabamento do Troller é nítida. Agora o painel de plástico rígido é personalizado e tem encaixes sem rebarbas. As forrações internas das portas têm textura agradável para um fora-de-estrada e os bancos de lona plástica cobrem os parafusos de fixação no assoalho. Cuidados para dar um ar menos rústico ao jipe.Outro ponto a favor do novo Troller T4 é que ele deixou de ser uma “colcha de retalhos”. Antes, o modelo emprestava maçanetas da Fiat, volante e comandos dos vidros elétricos da Volkswagen, entre outras peças. Agora, tudo é Ford. O volante a as saídas de ar do painel, por exemplo, vêm do Fiesta. Esses detalhes garantem mais harmonia ao design, já que são projetadas e seguem a filosofia de um mesmo cliente. A nova carroceria foi reestilizada, com os faróis ficando redondos e o pára-brisa ganhando um vidro curvo para eliminar reflexos. A grade frontal passou a ser removível para facilitar a manutenção (limpeza do radiador após uma trilha pesada). Os pára-choques ganharam apliques de plástico e complementam as linhas da carroceria.O motor diesel continua o mesmo 3.0 MWM International, com turbo intercooler e injeção eletrônica de combustível. São 163 cavalos de potência e 38,8 mkgf de torque. O sistema de tração 4×4 com reduzida tem acionamento eletrônico por meio de um seletor no painel. O diferencial traseiro autoblocante é outro recurso que aumenta a capacidade de tração para quem se aventura por caminhos tortuosos, a verdadeira vocação do T4. O sistema compensa as diferenças de rotação entre as rodas do eixo traseiro e distribui o torque igualmente para ambas, facilitando a saída dos atoleiros.As dimensões permanecem 3.945 mm de comprimento, 1.872 mm de largura e 1.953 mm de altura. A distância entreeixos é de 2.410 mm, enquanto o vão livre do solo, de 215 mm. O peso total é de 2.470 quilos e capacidade de carga útil, de 420 quilos. O tanque de combustível leva 72 litros e garante boa autonomia. Para os amantes do off-road, os generosos ângulos de entrada (50 graus) e de saída (37 graus) são sinônimos de aventuras radicais. Além disso, o jipe pode atravessar áreas com água a 800 mm de profundidade. Os principais equipamentos de série do T4 modelo 2009 são direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, acionamento elétrico da tração, conta-giros, relógio, faróis auxiliares, desembaçador traseiro e rodas de alumínio.As cores disponíveis de fábrica são nove: amarelo Dakar, vermelho Bari, branco Ártico, laranja Marrocos, preto Mendoza, e as metálicas cinza Optic, prata Geada, verde Senegal e azul Aragon. Porém, se o cliente quiser uma cor especial, basta levar uma amostra e encomendar em um dos 23 concessionários da marca, pagando uma quantia extra (não revelada). Depois de 60 dias é só retirar o jipe na cor preferida. Apesar de tantas novidades, a essência do Troller T4 permanece inalterada. O habitat natural é a lama e a areia, terrenos nos quais ele se move com desenvoltura. No uso urbano, porém, o jipe continua com suas limitações de conforto e praticidade. A suspensão não filtra com maestria as irregularidades do piso, haja sacolejo, e o volante esterca pouco. Para entrar em uma vaga apertada, o motorista terá de mostrar muita habilidade e, principalmente, paciência. Afinal, o Troller ficou mais bonito, mas não abandonou as origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário