terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Novo elétrico da BMW é baseado no Série 1 e conta com autonomia de pelo menos 160 quilômetros
Poucos meses depois de anunciar o início dos testes do MINI E com um grupo selecionado de pessoas, que irá utilizá-lo no dia-a-dia, a BMW dará início à segunda fase de seu programa de desenvolvimento de carros elétricos no Salão de Detroit de 2010. No Cobo Center, a marca bávara irá apresentar o Concept Active E, modelo elétrico baseado no Série 1.
O modelo manteve a configuração original para quatro passageiros, graças à acomodação das baterias junto ao assoalho do carro e abaixo do banco traseiro, onde normalmente fica situado o tanque de combustível. Há baterias, também, debaixo do compartimento do motor. Por outro lado, o volume do porta-malas acabou reduzido para cerca de 200 litros.
O propulsor elétrico entrega 170 cavalos de potência ao eixo traseiro. As baterias e periféricos adicionais por conta da motorização elétrica elevaram o peso do modelo para 1800 quilos, contra 1375 quilos da versão convencional. Em termos de desempenho, isso se traduz em aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos e velocidade máxima de 145 km/h.
O modelo conta com sistema de regeneração de energia - assim que o pedal do acelerador deixa de ser pressionado, o motor elétrico passa a exercer a função de gerador, convertendo a energia cinética em elétrica, armazenando-a diretamente na bateria. Segundo a BMW, esse recurso aumentou a autonomia do veículo em aproximadamente 20%.
Segundo a BMW, a autonomia do modelo em condições urbanas é de pelo menos 160 quilômetros, que seria mais do que suficiente para a utilização urbana do dia a dia. Em condições ideais de utilização, esse valor pode chegar a até 240 quilômetros.
A fabricante bávara já anunciou que pretende implementar um programa de testes semelhante ao realizado atualmente com o MINI E, mas com um volume maior do que as 600 unidades do compacto. Mais informações sobre o modelo serão divulgadas durante o Salão de Detroit.
Assinar:
Postar comentários (Atom)






Nenhum comentário:
Postar um comentário